terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ficha limpa.

Nosso país esta vivendo um momento singular em sua história, onde de maneira surpreendente, estamos presenciando o banimento de políticos sem escrúpulos da política brasileira por meio da lei Ficha Limpa.
É uma lei brasileira originada de um projeto de lei de iniciativa popular que reuniu 1,9 milhão de assinaturas. O projeto tenta impedir que políticos com condenação na Justiça possam concorrer às eleições.
O Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 5 de maio de 2010 e também foi aprovado no Senado no dia 19 de maio de 2010 por votação unânime. Foi sancionado pelo Presidente da República, transformando-se na Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010.
Na realidade, a referida lei deveria se chamar ''Ficha Suja'', já que pune os políticos que possuem mácula em sua carreira. Mas o fato é que para a alegria daqueles que sonham com um país justo e probo, essa nova norma está até o presente, apresentando resultados.
Particularmente sempre fui um dos que não acreditava na eficácia dessa norma quando houve sua aprovação. Essa posição se deu devido aos inumeros casos de desmandos que já presenciei nessa terra que chamamos tambem de Brasil.
Recentemente tivemos oportunidade de presenciar nomes como de Paulo Maluf, e Jader Barbalho, serem banidos da vida pública. Para quem não tem conhecimento, esses dois caciques, e mestres em extorquir o povo brasileiro, tiveram seus votos invalidados na ultima eleição, com base na nova lei.
Esse é sem dúvidas o maior avanço que já tivemos rumo a moralização da política, e um passo sem medida rumo ao desenvolvimento. Já que não há como chegarmos ao pleno desenvolvimento, sendo reconhecidos a nivel mundial como uma das nações mais curruptas do mundo.
Pelo texto da presente lei, todos aqueles que tiverem condenações, que já tenham sido julgados por órgãos colegiados, não podem concorrer a cargos públicos. Isso siguinifica que cidadãos que já tenham casos julgados e condenados (em segunda instância), perdem o direito a candidatura.
O que fará dentro de pouco tempo, de maneira assustadora, tenhamos um cenário político decente e sem a presença desses déspotas, que só serviram para assaltar os cofres público brasileiro.
Em nossa cidade, também já poderemos presenciar uma mudança significativa nos próximos pleitos. Onde nomes como de: José Herique Pilon, Marcos Camargo, Pedrinho K, Pejon, Silvio Félix, e Iraciara, já não poderão concorrer.
Acredito que tal medida fará com que os demais políticos repensem suas atitudes, e passem a executar um mandato voltado para o bem estar da sociedade. Que isso sirva de lição, para aqueles que pretendem seguir a carreira pública. Pois só assim poderemos ter um país formado por políticos com ficha limpa.

Nenhum comentário: