quinta-feira, 30 de abril de 2009

Convocação.

Se vc é limeirense por adoção ou por nascimento, e não quer ver sua cidade ser saqueada mais uma vez, compareça hoje as 14 hs. na câmara municipal de Limeira. Seus netos e tataranetos irão agradecer.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Maranatha.

Limeira, até quando confiará em em saqueadores.
Não consigo descrever o sentimento, que me corrói enquanto escrevo essas parcas linhas. Ao abrir os jornais de hoje, constatei que o prefeito Silvio Félix, teve a pachorra de propôr em regime de ''urgência'' a aprovação do projeto de prorrogação do contrato com a empresa Aguas de Limeira, por mais 14 anos.
E que de quebra, ainda anunciou a prorrogação do contrato com a SP alimentação por mais 6 meses, por uma bagatela de 6 milhões de reias. Para se ter idéia o valor abocanhado pela tal empresa, já chegou a quase 60 milhões de reais. Se a tal prática de propina que a Rede Record denunciou estiver sendo praticada em Limeira, já que o edital de licitação usado pela prefeitura da cidade é idêntico aos mostrados pela emissora, e os tais ''dez por cento'' estiver sendo ''pago'' ao chefe da adm municipal, o alcaide já enbolsou só da SP nada menos que SEIS MILHÕES DE RAIS.
Enquanto isso as crianças não podem ir as creches que estão em greve. E os postos de saúde que já são precários estão quase sem atendimento devido a greve. Pois o prefeito teve a canalhice de oferecer 2 % de aumento. Que na minha opinião, foi para forçar o Sindicato dos Servidores a propôr a greve, para distrair a massa...para que ele possa continuar fazendo e disfazendo. Se fosse na época do velho testamento, a terra já teria se abrido, e assim como os filhos de Acã, Félix e sua trupe já estariam no Ades gozando da recompensa que lhe aguarda.
E olha que até os chamados conhecedores da Palavra, apóiam no legislativo esse saque ao erário público.
MARATHA!.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

ANA CAROLINA recebe lideranças do PSOL.
A ex candidata a prefeito pelo PCB, Ana Carolina, recebeu na noite de ontem a visita de seu amigo Paulo Bufalo, que é o boca quente do PSOL na região de Campinas. Bufalo, que foi vereador no município vizinho de 2000 a 2008, é presidente do PSOL campineiro, e foi candidato a prefeito na última eleição, e ocupa cadeira na executiva estadual da sigla. Estava acompanhado do responsável pela coordenação da corrente sindical do PSOL no interior de São Paulo, Brother, sindicalista histórico no setor metalúrgico. A dupla compõe a cúpula da APS na região, maior corrente interna estadual do PSOL, partido que tem como maior estrela a senadora Heloísa Helena. Ana Carolina que espera aprovação de seu pedido de filiação pela executiva estadual,estava acompanhada do colega Irineu Cintra, que foi seu candidato a vice em 2008, e faz parte do grupo que deverá acompanhar Ana Carolina para o ''partido do sol'', e ouviram de Paulo Bufalo, em ''alto e bom som'', que até dia 10 de maio a ex candidata, será oficialmente aceita na sigla.
A reunião, que ocorreu em um escritório de advocacia no centro de Limeira, teve duração de cerca de duas horas, e o grupo discutiu vários temas que estão na pauta do partido para a região, e a conjuntura política para 2010.
Em seguida o grupo foi até a residência de um líder comunitário no PQ. N.S. das Dores, onde Paulo Bufalo falou para cerca de 20 pessoas sobre a importância do movimento social.

''Estou muito feliz, pois nem recebi ainda o resultado do meu recurso na executiva estadual, sobre minha filiação e já estou recebendo lideranças do partido para debater o crescimento da sigla na cidade''. Comentou Ana Carolina, que ainda prometeu fazer um desabafo histórico, após obter a aprovação de sua filiação.

Ricardo Gondim:
Considerado o líder evangélico mais intelectualizado da atualidade do país, Gondim mantem um blog na rede on line: www.ricardogondim.com.br. No último semestre teve mais de 300 mil acessos. Esse é o cara.

Drogas e talento.
Nosso país está assistindo de forma perplexa o que está ocorrendo com astros do esporte e da música: carreiras sendo destruídas pelo vício nas drogas. O ator Fabio Assunção, o ex ídolo corintiano Casa Grande, o jogador Adriano. E agora, a anunciada interrupção na carreira de uma das duplas mais famosas da musica nacional, tb estaria relacionado a obra prima de satanás : as drogas.

Funcionalismo:

A inflação do último ano foi de 6 %, e o prefeito continua com a oferta ridícula de 2 %, de aumento aos servidores municipais.

Conselho a um amigo:
Meu avô falava que se conselho fosse bom não seria dado, mas vendido. Vou contrariar a opinião do homem mais honesto que já conheci, e vou lhe dar um conselho: durma com os dois olhos abertos. Essa, não é como a corretora. A picada, será será apenas uma questão de tempo.

Quintal:

Um amigo que concorreu a vereador na coligação do empresário Lusenrique Quintal-DEM, jura que o empresário é um projeto viável. Que é apenas mal assessorado.

''Pela segunda eleição seguida roubaram ele. Ele confia cegamente em algumas pessoas que só querem tirar seu dinheiro''. Declarou o ex. candidato.

Valmir Caetano:
O advogado Valmir Caetano está cursando gestão pública, na primeira turma da Unicamp Limeira.

''Prestei o vestibular até de forma displicente devido a minha rotina acelerada de trabalho. Mas consegui passar''. Comentou o advogado.

Ítalo Ponzo:

Atende pelo nome de Ítalo Ponzo o nome da aposta de Félix para 2012. Ao menos é o que parece. Já que todos sabem que o prefeito não gosta que os secretários apareçam. E o engenheiro está sendo inserido na mídia diária com força total. Tive uma boa conversa com Ítalo durante o período pré eleitoral de 2008. O cara tem carisma. E dependendo da sigla que escolher poderá amealhar com facilidade alianças em um eventual segundo turno em 2012.

Bastelli:
Já o empresário da comunicação e do ramo imobiliário, Reinaldo Bastelli-PP, tido como candidato certo para 2012, parece ter tirado o pé do acelerador...

Eliseu:

Já em relação ao presidente da câmara Eliseu Daniel, concordo com a renomada jornalista Nani Camargo: Félix vai mantê-lo no legislativo. Sua atuação é vital para a governabilidade.

Empresário estreando na política:
Outro nome que em minha opinião deverá estrear na política, será o proprietário da Engep- Roberto Martins. Já estou incluindo seu nome entre os prefeituraveis. Bala na agulha é o que não falta ao homem forte da pavimentação. É só analisar sua atuação no episódio do MST, e o mergulho que está dando na mídia diária.

A lista:

E a lista continua a crescer:Pedrinho, Cerqueira, Italo, Ana Carolina, Bastelli, Quintal, Cortez, Roberto Martins, Eliseu, Elza, Marcelo Zovico, Julio Cesar dos Santos...

Legenda:
O problema é ter legenda para ''segurar a bronca'', e dos nomes à cima apenas metade possui isso: Pedrinho, Cerqueira, Ana Carolina, Cortez, Elza, Marcelo Zovico, e Quintal. Os outros dependem da aprovação de terceiros.

PMDB:

O pedido de intervenção, protocolado na executiva estadual do PMDB, pedindo a cabeça de Pilon, foi assinado por quatro nomes: Milton Caram, Pinheiro, Pastor Nilton Santos, e o vereador Raul Nilsem. A executiva já deu ganho de causa para o grupo, mas ainda não mandou a ''nominata'', com a nova direção. E Pilon, ao contrário do que foi anunciado, ainda não se desligou oficialmente do PMDB. O cara é ''tinhoso'', e não entrega o osso facilmente.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Vamos lá.

''Vc escreve muito mal, deveria fazer aulas de português!''. Da ex assessora petista, Elaine.

Salve o Horto: Estive atento a um detalhe. Somente veículos novos estão circulando com o adesivo da campanha ''Salve o Horto'', lançada durante o natal, pelo prefeito, para tirar o MST da área.

Fogo cruzado: É só estourar algum escândalo de grandes proporções no ninho católico, como esse dos filhos não reconhecidos pelo ex bispo, e hoje presidente do Paraguai, que os arautos do romanismo garimpam mazelas de algum pastor, ou pseudo líder religioso evangélico, para imputar ao protestantismo.

Cortez
: Tive um encontro casual na última semana, com o boca quente do PV limeirense, Cesar Cortez. O vereador e ortopedista deixou claro que não abre mão da candidatura a deputado. E que só não peita Elza Tank nas urnas.

Língua própria: Os motobys e mototaxistas criaram em todo o território nacional, um linguajar próprio para se comunicarem. Ex: ''Estar na lata seca'': Sem dinheiro. Acertar a caminhada: pagar o serviço prestado.

Constância: Parece ter naufragado o projeto de lançar a primeira dama a deputado estadual. Ao que tudo indica o prefeito mudou de idéia.

Greve: Ao que tudo indica a greve dos servidores vai longe. O prefeito ofereceu 2% de reajuste salarial. Parece piada, já que para se ter idéia, os contratos de alugueis que venceram em janeiro foram reajustados em 8%.

Desgate: Porém se a categoria incorrer no mesmo erro do último ano, e recuar por uma diferença de menos de 1 %, vai cair no descrédito.

Pena de morte: Essa semana em um churrasco com amigos e irmãos de fé, debati a questão da pena de morte. E afirmei que o país poderia melhorar, se a pena letal fosse aplicada em dois casos: estupro e tráfico de drogas.

Intersindical: A corrente sindical socialista mais forte do estado de São Paulo, irá se reunir no próximo final de semana em Santos. A expectativa é reunir cerca de mil dirigentes sindicais do país.

Fazendo a diferença: A igreja Sara Nossa Terra, mantem na capital paulistana, um orfanato com 17 crianças que são mantidos exclusivamente com recursos da denominação.

João Wenzel: Tive hoje pela manhã um longo bate papo com o amigo e advogado. Seu João como é conhecido, é uma das poucas pessoas que não me arrependo de ter conhecido na política.

As otoridades: Tem bingo funcionando no centro da cidade. Até quando?.

Equívocos: Dois equívocos históricos: Achar que todo policial é bandido, e que todo motoboy é traficante.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Desabafo

Desabafo de uma ex petista.

Lembram da Elaine?. A ex. assessora petista, que logo após montar o polêmico ''dossiê da merenda'' contra o governo Silvio Félix, deixou o PT, e aceitou cargo no alto escalão da administração Félix...
Como Limeira é pequena, encontrei meu amigo Benedito Rosada, na última quinta, em um supermercado da cidade. O guru do alcáide limeirense, estava acompanhado de Elaine. O casal está junto (no sentido literal da palavra). Dito aproveitou para me apresentar a jovem, que por sua vez, fez uma desabafo, sobre a polêmica mudança de curso que fez em sua vida. Logo volto para registrar o DESABAFO DA EX PETISTA.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Jabá ou apenas uma forcinha?.

Nesse domingo, uma matéria chamou minha atenção em um jornal de Limeira. Falava sobre os vereadores mirins. Porém num determindado ponto do texto, o jornalista que assinou a matéria, afirmou que um dos citados, teria ''quase sido eleito'' vereador em 2008. A afirmação beira o surrealismo.
Já que o citado jovem, embora tenha obitido uma boa votação, para o legislativo, passou a ''quilometros'', de conseguir a eleição.
Veja os números: o jovem foi candidato pelo PR. E O VEREADOR DO PR MENOS VOTADO TEVE 2300 VOTOS. E O PRIMEIRO SUPLENTE TEVE MAIS DE 2000.
Já o jovem obteve 1100. Ou seja, faltou o dobro para a ''quase eleição''.
Como se sabe que o jovem teve padrinho milionário fica a pergunta: Jabá ou apenas uma forcinha?. E por essa e outras que acredito cada vez menos na imprensa limeirense.

Vereador Piui:

Fechou o tempo entre o vereador Piuí e o presidente da câmara Eliseu Daniel. Eliseu e Elza Tank não gostaram da forma como o mais popular dos vereadores está atuando:

''Sou pobre mas estou na moda. E não paguei cerveja para conseguir votos''. Afinetou Piuí, que só faltou falar, que tb não foi apadrinhado por nenhuma igreja.

Funcionários públicos:

Não estou sentindo muito empenho dos funcionários públicos nas assembléias que estão ocorrendo. Parece que o sindicato ficou desgastado na última greve.

PMDB troca de liderança:

O ex. cacique do partido na cidade José H. Pilon, literalmente rodou. Agora quem da as cartas no partido é o grupo do vereador Raul Nilsen. Por ordem da executiva estadual, o diretório que era presidido por Pilon foi destituído. Dizem que uma das maiores reclamações era pelo fato de só Pilon ter aparecido no horário eleitoral de vereadores em 2008. E ao que tudo indica o PMDB não será o único a ter mudanças por ordens da executiva estadual na cidade...

ANA CAROLINA:

Ontem, Ana Carolina recebeu ligação de seu colega Paulo Bufalo, presidente do PSOL de Campinas, que compartilhou projetos regionais do PSOL, que está se fortalecendo na região. Ambos ficaram quase meia hora ao telefone, e Ana Carolina obteve a informação, de que seu recurso, pedindo a filiação ao partido, já passou pelo crivo da APS-Ação Popular Socialista, maior corrente interna do PSOL. E que detêm maior número de cadeiras na executiva do partido.

''Na próxima reunião da executiva bancaremos sua filiação''. Garantiu o ex. vereador Campineiro. Que informou ainda que deverá ocorrer dentro de dez dias a próxima reunião da executiva do PSOL.

Falta dinheiro:

A justificativa do prefeito para não conceder aumento aos servidores, é de que falta dinheiro na prefeitura. Porém é fato notório que a prefeitura teve a maior arrecadação de sua história no último ano. Sem falar das desapropriações que não pararm de ocorrer...

terça-feira, 14 de abril de 2009

Opinião.

AGRONEGÓCIO

A revolução industrial colocou a disposição do mundo uma nova etapa no processo de exploração capitalista, cujo homens, mulheres e crianças tinham como única opção de trabalho as indústrias ,recebendo salários baixíssimos que mal garantia sua alimentação diária. A indústria, era sinônimo de produção de riquezas e as novas tecnologias e técnicas de produção a cada dia mais acelerava o terrível processo de exploração da então classe trabalhadora. Hoje em dia, verificamos semelhante processo de exploração do capital também no campo. O chamado agronegócio. Se analisarmos o processo agrícola principalmente no Brasil no início do século passado, encontramos o café como principal produto de exportação do Brasil do período, sendo que esse, gerou uma elite altamente abastada financeiramente no período em questão. A atividade cafeeira da época gerava uma grande quantidade de empregos, sem os devidos direitos trabalhistas e humanos é logico , que necessitou até mesmo da vinda de trabalhadores de outros países como os italianos para a mão -de obra do café. Hoje, a atividade agrícola é altamente profissional , com técnicas de produção que visam a exploração do trabalhador rural em uma escala sem precedentes. O agricultor de hoje, é obrigado a ter uma produção altíssima a custo mínimos e isso se da principalmente na política de quem pode mais “engole o outro”. É comum hoje, grupos que dispõe de capitais extremamente altos que ficam migrando de atividades sem vínculos culturais com o meio do trabalhado apenas procurando melhores condições de lucro, assim, quando o café , a soja e outros gêneros estão com seus preços em alta, mudam seu capital de atividade , prostituindo o mercado com grandes produções altamente rentáveis, até que esse ramo, se enfraqueça e o capital é novamente migrado de setor. Um grande exemplo disso, é a antiga loja de departamentos MIG . O setor estava aquecido e essa grande empresa surgiu da noite para o dia com mais de trinta lojas e ao menor sinal de crise no setor, simplesmente vendeu a rede, fechou lojas não se importando com a grande classe trabalhadora abandonada a sorte . Na agricultura moderna, não é diferente, grandes empresas transnacionais compram, vende os produtos agrícolas sem que o pequeno produtor se beneficie de seu trabalho no campo. A agressividade da economia de mercado, a ganancia de produzir,a concentração de renda não olha para o campo a não ser com os olhos da exploração. O agronegócio, veio para fazer a concentração de renda rural por empresas rurais que tem como única mentalidade tirar proveito do trabalho humano. Assim como no setor de supermecados que hoje é dominado por grandes companhias, o setor agrário caminha para a mesma direção . A expulsão dos pequenos trabalhadores do campo por inviabilidade técnica e custos de produção, a concentração de riquezas nas mãos de poucos e principalmente a perda de identidade de gerações de pessoas das áreas interioranas que tem suas vidas, seus valores modificada em alguns anos ,se perdendo uma cultura que foi gerada por séculos.

O agronegócio veio para unir as fronteiras de propriedades, veio para concentrar terras e renda, e aumentar o processo de exôdo rural que tanto prejudica as cidades. Os camponeses de ontem, são os favelados de hoje. A única saída de vários setores sobreviverem é agregar valores nos produtos, as “indústrias rurais,” ficam presas as escandalosas quadrilhas de produção de insumos agrícolas como Monsanto ,Bayer entre outras, cujo seus preços em grande parte são semelhantes ,e as necessidades de volume de produção “obrigam” os agricultores a consumir , e isso claro, é muito mais pesado para os micro e pequenos propriétarios que tem menor ( ou nenhum) poder de barganha e de compra, o que acaba inviabilizando a produção , sendo essas áreas repassadas para os grandes grupos de produtores / exploradores.

O agronegócio também, em busca de mais áreas de atuação gera danos ambientais terríveis; a própria Amazônia é testemunha disso que tem suas áreas invadidas pelas fronteiras agrícolas, ge-

rando devastação e expulsão de nativos. O planeta, não suporta mais esse modelo de consumo e produção atual, é preciso repensar a forma de consumo de cada nação , estado, cidade, família e o agronegócio incita justamente o contrário, demonstra produtividade , produção de riquezas, virilidade econômica, mas esquece de forma brutal as questões sociais. O crescimento da economia só se justifica pelo crescimento vegetativo da população, de outra forma, é acumulação de renda as custas das reservas naturais do planeta, e em muitas vezes, o crescimento é falso, fictício como ficou muito bem claro na atual crise econômica , onde a saúde de empresas tidas como sólidas esfa-

celaram-se como gelo na fogueira produzido por espectativas futuras , gestões fraudulentas.

O campo brasileiro, não pode mais se iludir para o terror do agronegócio, é lobo em pele de cordeiro, o problema é muito maior do que se supõe certas classes que acham que estão no caminho certo. À tendência é “engolir” os pequenos e médios produtores, esses, ficaram sempre a merce de capital emprestado para “tocar” suas propriedades, e sem dúvida, a concentração de renda que aconteceu nas cidades, encontrou a ferramenta do agronegócio para ampliar seus tentáculos capitalista para o espaço rural. Não há dúvida que o agronegócio é extremamente produtivo, que a riqueza gerada por essa cadeia produtiva é imensa, produzida mas não distribuída, podendo servir como exemplo o caso da Citrosuco em Bebedouro – SP, que abandonou a cidade a própria sorte ao menor sinal de crise, algumas usinas de alcool , e também, não há como negar que os produtores tradicionais do Brasil não estão preparados para tamanha concorrência e ideologia de mercado o que levará a vários produtores a impossibilidade de continuar com suas atividades. Isso é fato, isso é questão de tempo caso não haja profundas mudanças nesse cenário de exploração agrária.

Para completar o cenário pavoroso criado e controlado nos mínimos detalhes pelos capitalistas, o controle da mídia nos coloca o agronegócio como solução de futuro para o Brasil, sendo que esse o único país do mundo totalmente sustentável pela quantidade de terras agricultáveis, quantidade e qualidade de água disponível, grande território com imensas reservas naturais sendo ele o Brasil, alvo de ambições imperialistas de todo o mundo que além de outras atitudes (da mídia) satanizam os movimentos sociais que de uma forma ou de outra tentam esclarecer a sociedade das atitudes contra os trabalhadores ; servindo como exemplo c o MST, que sem dúvida é o maior movimento social existente no Brasil atualmente, já que vários sindicatos se preocupam mais em qualificar o trabalhador para servir ao agronegócio do que lutar e mobilizar contra ele. A questão da terra, da distribuição de renda, e principalmente dos danos ambientais, sempre devem permanecer na pauta de qualquer conversa entre os brasileiros. Cabe a cada um de nos, ao invés de apenas ver o que nos mostra a mídia, questionar, debater e principalmente posicionar.


Geliane Gonzaga

Geógrafo e membro PCB-Franca

www.geliane-detudoumpouco.blogspot.com

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Brasil...

Já se comenta que os vereadores limeirenses do ''baixo clero'', que são os menos influentes na câmara, terão no mínimo ''cem mil motivos'' para aprovar oa prorrogação do contrato Aguas de Limeira. Imaginem os da ''tropa de choque''...

terça-feira, 7 de abril de 2009

Já era.

Registro aqui o que afirmei ao radialista Osvaldo Davoli: se Ana Carolina não ganhar a parada na executiva estadual do PSOL, não mexo mais com política.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Reflexão.

O Brasil dos brasileiros

Apenas negro e pobre passam mais de quinze dias na cadeia.

Delegado sofre perseguição dos tribunais enquanto os acusados desaparecem do noticiário.

Gado, milagre divino e sucessivos prêmios na loteria explicam a dinheirama de quem ficou rico e não quer explicar a fortuna.

Escândalo político esvazia o anterior que, de repente, parece menor.

Polícia atira antes de perguntar, principalmente, nas favelas.

Bancos publicam lucros inéditos no planeta.

Caixa dois de campanha política é comum, com subsídio de empreiteiras espalhado por todos os partidos.

Pontes, estradas, viadutos e passarelas acabam custando até dez vezes mais que o orçamento inicial.

Sobram leis, impostos, fiscais, taxas, sobretaxas, mais impostos, para esfolar o cidadão.

Salário mais benefícios de parlamentar pagam dezenas (em alguns municípios, centenas) de professores.

Traseiro feminino chama-se patrimônio.

Filho de corrupto estiloso posa de playboy.

Tiroteio com “bala perdida”, se não matar, perde o status de notícia.

Só se considera chacina, a eliminação sumária de mais de meia dúzia.

Homicida sentenciado pela morte de uma moça jornalista aguarda em liberdade o julgamento de todos os recursos da defesa, e com isso já se vão quase dez anos.

Charlatanismo, o exercício ilegal da medicina, é prática comum nos programas evangélicos de televisão, mas nenhum pastor-curandeiro foi para o xilindró.

Presidente da República compra a extensão do seu mandato, o vendedor tem os direitos políticos cassados, mas não acontece nada com o Primeiro Mandatário.

Hospitais públicos tratam a patuléia sem um mínimo de dignidade. Anciãos morrem nos corredores, crianças são infectadas nos berçários e faltam remédios para o tratamento do câncer, mas que importa? O Ronaldão fez gol e o feriadão está chegando.

Brazilzilzilzilllll... !

por Ricardo Gondim: www.ricardogondim.com.br

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Quem tem garrafas para vender...

Ana Carolina:

A ex cadidata a prefeita pelo PCB, Ana Carolina, ingressou com recurso na executiva estadual do PSOL, para poder obter a aprovação de sua filiação. Seu padrinho Paulo Bufalo assegurou que a vitória será de goleada.

Propaganda:

Aliás Ana Carolina ganhou propaganda gratuitamente, durante toda a semana. Pois graças a meia dúzia de amadores, foi o asunto da semana em todas as colunas políticas de Limeira.
Ana Carolina deveria agradecê-los.....