terça-feira, 22 de setembro de 2009

Pesquisa.

Sai pesquisa presidencial.

De acordo com a pesquisa trimestral CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira (22), o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), continua a liderar a disputa pela Presidência da República. No cenário em que o tucano disputa com a ministra Dilma Rousseff (PT), o deputado Ciro Gomes (PSB), a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) e a senadora Marina Silva (PV), Serra tem 34% das intenções de voto. Dilma e Ciro aparecem empatados em segundo, com 14%. Heloísa e Marina também estão tecnicamente empatadas, com 8% e 6% dos votos, respectivamente. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais. Brancos, nulos e os eleitores que não responderam à pergunta correspondem a 23%.

O crescimento de Ciro é o destaque da pesquisa. Na simulação em que Serra não é candidato, o deputado federal seria o vencedor, com 25% dos votos. Dilma teria 16% das intenções de votos, seguida pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), com 12%. Heloísa Helena ficaria com 11% das intenções e voto e, em último lugar, Marina Silva com 8%. Os brancos, nulos e os eleitores que não responderam somam 28%.

Em um outro cenário, dessa vez sem a participação de Heloísa Helena, José Serra venceria o primeiro turno com 35% dos votos. Ciro ficaria em segundo lugar com 17%, e Dilma, com 15%. Marina Silva teria 8% das intenções de votos. Brancos, nulos e os que não responderam somariam 24%.

No mesmo cenário acima, mas com a substituição de Serra por Aécio, Ciro venceria a disputa com 28%, sendo seguido por Dilma, com 18%. Em terceiro lugar ficaria Aécio Neves, com 13% das intenções de votos. Marina Silva teria 11%. Os brancos, nulos e os eleitores que não responderam totalizam 31%.

A pesquisa CNI/Ibope foi realizada de 11 a 14 de setembro, com 2.002 entrevistados em 142 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

www.epoca.com.br

Nenhum comentário: