terça-feira, 30 de março de 2010

Reflexão.

''A gente só não questiona ordem de juíz. E dependendo do juíz, ainda cabe recurso''. Valmir Caetano, advogado.

A difícil convivência com a verdade
Relutei em dar o pontapé inicial, mas por mais que tenha fugido, preciso admitir diante de todos a minha difícil convivência com a verdade. Dissertar sobre as verdades que fazem sentido para mim, é complicado, muito complicado.
Há duas dimensões. A primeira: sinto-me crescentemente empurrado a ser meticuloso em falar de meus sentimentos, angústias, alegrias, desejos. “Seja discreto”, aconselham. “Não conte suas perplexidades”, admoestam. “Você tem mais inimigos do que imagina”, advertem.
A segunda: ando acossado pelos conteúdos de minha reflexão. Diante de um público resistente a mudanças, noto que devo ser criteriosíssimo com o que penso. Tenho que tomar todos os cuidados para não arranhar suscetibilidades dogmáticas. As âncoras doutrinárias e confessionais não podem ser içadas, elas precisam manter os navios institucionais em porto seguro. Impulsivamente tentei convidar alguns amigos e parceiros a navegarem nas águas tumultuadas do oceano das perguntas e das dúvidas, mas fui escanteado, exilado, xingado, rotulado. “Não se deve falar tudo o que pensa”, sugeriram. “Cuidado para não ser inconveniente”, exortaram. “Vá com calma”, avisaram.
A pior censura é a auto imposta, a que nasce do medo, da paranóia. Assusto-me quando tento equilibrar-me nessa corda, na balança entre o tato e a falsidade. Será que o receio de não me expor me tornará anódino, inodoro, insípido? Será que fiquei com medo das hienas que tentam se antecipar ao meu fim e já sabem como atacar?
Hesito. Suspeito escrever sob o olhar antipático de gente que, de antemão, não gosta do que vai ler. Mas, ir ao teclado e não vazar o espírito me tornaria semelhante ao pianista que não pode tocar. A dor de não tocar dói mais que a artrite que lhe entorta os dedos. Restam-me duas, apenas duas, opções: parar de escrever e aprender a empinar pipa – que seria um suicídio lento - ou continuar, sabendo que as críticas não arrefecerão.
Quando caminho pelos porões de minha alma, faço mea culpa. Quando subo aos sótãos, celebro eventos maravilhosos; lugares e pessoas que tornaram a minha vida bonita. Lembro que Rubem Alves escreveu certa vez que a “saudade é o bolso onde a alma guarda o que provou e aprovou”. Gosto de remexer os bolsos, de ruminar o que saboreei, de trazer à memória o que me ainda pode dar esperança. Nesses passeios, dores antigas têm chance de serem curadas.
Tecer reminiscências não é sentimentalismo, apenas o meu esforço de não permitir que o tempo desbote as fotografias, outrora coloridas, da infância. Não abro mão, esta geração dura e fria não vai impedir que eu retorne ao passado em busca do tempo perdido.
Quero escrever sobre questões teológicas que me intrigam, mas logo me corrijo: “Não faça isso, Ricardo, não vá se queimar à toa”. Se não posso esticar conceitos, se é perigoso questionar dogmas, crenças, superstições, então vou copiar receita de bolo -como faziam os jornais nos dias da ditadura. Miguel de Unamuno afirmava: “Saber por saber! A verdade pela verdade! Isso não é humano!”. Não ouso provocar por leviandade. Ao suscitar perguntas, mesmo sem resposta, busco confrontar crenças que considero pueris e desalojar credos que me afastam do drama humano. Sem pretender resolver os mistérios da Divindade, da Eternidade e do Sobrenatural, espero encontrar um fiapo de nexo naquilo que o coração intui. Fazer teologia se transformou no exercício de aprender a chorar com os que choram, de celebrar com os que triunfam e de nutrir esperança ao lado dos que lutam.
Morrerei se deixar que emperrem o minadouro de minha criatividade. Serei pássaro engaiolado, caso me acovarde nos labirintos do saber. Quero satisfazer-me com a beleza, com a dignidade, com o que for louvável, venha de onde vier. Sofrerei com menos tormento a trágica sina de viver, caso encontre a casa do bem, o templo do amor e a sala da amizade.
Convertido ao fundamentalismo desde a juventude, escrevo para reconciliar-me com todos os homens e todas as mulheres de bem que, independente de recitarem o mesmo catecismo, trabalham por um mundo melhor.
Consciente de meus pecados, inadequações e imaturidades, desejo crescer em minha Ricardice. Entendo que os meus maiores inimigos moram dentro de mim. Mas sei também que a possibilidade de humanizar-me depende da capacidade de reconhecer a beleza do meu interior. Se demônios me aterrorizam com vícios, anjos me incentivam com virtude. E nessa maré, que sobe e desce, avanço rumo à vocação de ficar parecido com o Nazareno.
por Ricardo Gondim: http://www.ricardogondim.com.br/

segunda-feira, 29 de março de 2010

Notas:

''A maneira como você recebe a vontade de Deus, em sua vida, é que determina sua benção''.
Bispa Gisela, esposa do presidente estadual da Comunidade Sara Nossa Terra, em conferência nesse dia 27 de março em Limeira.
Minha princesa fez fez 5 aninhos:
Minha filha Rebeca completou 5 anos, nesse dia 24, e comemorou nesse sábado, na cidade de Praia Grande. Pela primeira vez, não estive ao seu lado, nesse momento marcante de sua vida.
Contarei cada dia até que chegue o seu próximo seu ''niver''. Já que um acordo amigável com sua mãe, determina que à cada ano, seja comemorado com um dos pais.
Marcelo Zovico escreverá sua tese na itália:
Na ultima semana tive um bate papo com meu amigo, Marcelo Zovico, que embarcará para a Itália, em Julho a fim de escrever sua tese de doutorado.
''Escreverei sobre um terma inédito. E apresentarei uma tese profunda''. Assegurou Marcelo, que é o aluno mais jovem da turma de doutorado em Direito na PUC de São Paulo, onde já ocupa a função de professor substituto.
Logo marca em destaque:
Um colega de trabalho fez um comentário curioso, sobre os veículos que viu em frente à comunidade Sara Nossa Terra em Limeira: ''SÓ TEM CARRO NOVO NAQUELA IGREJA. PASSEI LÁ E REPAREI QUE ELES COLOCAM UM ADESIVO EM FORMA DE FOGO NOS CARROS''. Comentou.
Pedrinho garante que fará dobradinha com Cassio Roque:
''Quem bateria uma dobadinha: Pedrinho e Cassio Roque?.'', desafia o pré candidato.
No ultimo sábado o ex. prefeito Pedrinho K. sofreu a uma verdadeira ''sabatina'', no churrasco de aniversário do amigo Gu Tiguers. Enquanto eu, e os jornalistas, João Leonardi, Dalbert Gonsalves, e o publicitário Daniel Heldth, conversavamos sobre a política da terrinha chamada Limeira, Pedinho se achegou à roda, e ficou por mais de uma hora em um entusiasmado bate papo, que foi uma verdadeira sabatina. Onde garantiu que será candidato a prefeito em 2012, em dobradinha com Cassio Roque, e ainda soltou um lamento em tom de desafio: disse que lamenta profundamente o fato do prefeito Silvio Félix, não poder concorrer em 2012, pois queria ter o prazer de ganhar dele pela terceira vez.
Tudo Deus no Carna hard:
Estive por alguns instantes à trabalho nas imediações do Carna Hard, e pude constatar muitos veículos com o adesivo ''Tudo Deus''. Para quem não sabe, trata-se de uma campanha publicitária da Comunidade Filadelfia de Limeira. Ps: Não vi nenhum veículo com o ''foguinho''...
Uma aula enesquecível:
Ela realmente é uma figuara singular. A professora Alda Maria, conseguiu fazer com que mais de 70 alunos de direito cantasse na ultima quarta feira em sua aula, a moda de viola ''Chico Mineiro'', para ilustrar sobre tipos de linguagem. Acompanhados da letra, que Alda providenciou, com direito a introdução....

sexta-feira, 26 de março de 2010

Reflexão.

''Com quem lê, e com quem coleciona papéis, não se brinca''. Dalmo Dalari, jurista.

O Forum da omissão.
A revista Veja, de oito de dezembro do ano passado, em matéria assinada pelo jornalista Ricardo Valladares trouxe a informação que o público não tem "reclamado" das cenas da novela Senhora do Destino em que duas jovens mantêm um relacionamento homossexual.
Segundo Valladares, a emissora vem tentando, desde 1980, emplacar tal agenda nas famílias brasileiras e agora parece que conseguiu algum sucesso.
Em 1974, a novela Rebu tratou do assunto; em 1980, Vale Tudo também mostrou o casal feminino; em 1998 foi à vez de Torre de Babel, ocasião que a emissora recebeu tantas reclamações, que teve que recorrer a um acidente onde as personagens morreram em uma explosão.
Pela sua insistência, parece que a emissora fez deste tema à agenda de décadas. Sem dúvida, o interesse neste caso vai além do escritor de Senhora do Destino, tendo em vista as datas dos eventos. Parece que acreditam que "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".
O marketing do movimento homossexual é pesado e constante. É missão de vida para vários militantes.
Não sabemos o que nos aguarda no futuro, porém sabemos o que nossa sociedade pensa hoje. A maioria de nossa gente, conquanto respeita as escolhas pessoais, não aceita que o Estado endosse a posição de uma minoria militante da causa.
Segundo pesquisa realizada pelo site do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política, FENASP, com pessoas de todo país, durante os meses de setembro e outubro de 2004, concluiu que 62.5% dos votantes acham que o Congresso não deve aprovar a união civil de pessoas do mesmo sexo. Esta é a posição de nossa população hoje, e esperamos que continue assim!
Precisamos trabalhar para que a consciência sobre os valores e princípios da família seja nosso maior patrimônio e não apenas de alguns considerados "religiosos e radicais".
Na história, toda vez que a família foi minimizada, tivemos um revés na vida média humana. A família, como é concebida hoje, veio como valor do Cristianismo. A fidelidade conjugal e a criação dos filhos pela família e não pelo Estado, como era praticado pelos impérios romano e grego, que retiravam os filhos das famílias e os colocavam a mercê do exército para serem treinados e usados como soldados, só ganhou força após o apogeu do Cristianismo.
Sem falar nas perdas afetivas pela ausência dos pais, os filhos expostos à doutrina do Estado apenas recebiam o conhecimento "filtrado" pela ideologia predominante. Assim, todo conhecimento, valores e princípios morais, que seriam repassados aos filhos, ficariam a encargo do Estado. Por isso, eles tinham máquinas de guerras, e não cidadãos plenos, maduros e responsáveis. Será que estamos querendo tomar o caminho de volta da história?
Que Deus nos guarde desta tentativa, pois ela pode ser desastrosa para as famílias e indivíduos.
Bispo Rodovalho Presidente do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp) e do Ministério Sara Nossa Terra, e deputado federal pelo DF.
Fonte: www.saranossaterra.com.br

quinta-feira, 25 de março de 2010

Reflexão.

''Tem vereador não sabe nem escrever o nome e quer usar Lap Top''. Dr. Celso Leite, economista, durante a cerimônia de lançamento da campanha de redução do ISS, na sede da OAB.

A imprensa mordeu a isca de Félix:
Tenho que reconhecer, que o atual prefeito Silvio Félix da Silva é ''PHD'', EM MÍDIA. O cara sabe minar qualquer tipo de incoveniente através da midia.
Um grande ex. disso, ocorreu logo após o lançamento da campanha de redução do ISS.
Félix, percebeu que o o tema poderia se transformar no assunto do momento em toddas as rodas e ciclos sociais da cidade. E o que fez, para barrar tal acontecimento?.
Lançou uma polêmica maior, através do anuncio da construção de uma torre milionária. Conseguindo assim, desviar o foco das atenções do projeto de redução do tributo. E como sempre dominando os noticiários da cidade.
Podem falar o que quiser dessa administração. Mas não podemos negar que de mídia eles entem.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Se toca.

''A vida, é uma aventura da qual jamais sairemos vivos''. Bob Marley.

Papagaios de pirata:
Já esta começando a aperecer papagaios de pirata, para criticar a regulamentação do serviço de mototaxi em Limeira.
Respota ao ex. secretário de transportes:
A edição de hoje, dia 24 de março, do Jornal de Limeira, traz artigo assinado pelo Sr. José Augusto, ex. secretário dos transportes, na primeira adm. do atual prefeito Silvio Felix. Augusto, insinua que tal medida seria um ''progra de índio''.
Vale lembrar que o secretário conseguiu se destacar, como um dos piores auxiliares que o prefeito já teve em sua administração, e que possui ligações íntima com as viações da cidade.
Tendo inclusive, nomeado um primo, de um dos proprietários da maior viação de transporte urbano do município. Pelo que podemos constatar, o nobre senhor não possui nenhuma qualificação, para debater o assunto.
Até porque, se fosse copetente o suficiente, teria encontrato saída para o tema, e não teria sido demitido de seu posto.
Vale ressaltar ainda que mais de 3500 mucicípios do país já regulamentaram o serviço de mototaxi. Sendo nossa vizinha Araras, uma das últimas A faze-lo. Piracicaba foi uma das pioneiras.
O setor emprega mais de 500 trabalhadores na cidade, e mais de 1 milhão no Brasil. Segundo dados da ABRAM, apenas 2%, dos acidentes envolvendo motocicletas, são ocasionados por mototaxistas. E para finalisar, é perene que o serviço possui ampla aprovação popular em Limeira, já que enquete do Jornal de Limeira, apontou que mais de 70% da população é favorável a legalização do transporte em morotaxi na cidade.
Por último vale registrar que o prefeito atual, Silvio Felix, quando questionado sore a possibilidade de legalização dessa atividade, respondeu que era FAVORÁVEL, mas que dependia de lei federal.
Agora a lei já existe. O que falta, é vontade política. O que estaria segurando essa disposição do prefeito?.

terça-feira, 23 de março de 2010

Nova fase.

''Vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos''. Cristo.

Ganhamos de 8x4.
Mal pude acreditar no que fiz ontem, após a faculdade. Mas, para minha própria surpresa, nessa segunda tive uma noite atípica. Fui com os colegas de classe jogar futsal. Sim, isso mesmo. Na última semana insistiram para que eu fosse. Ao que relutei. Porém dessa vez, não tive como escapar.
Aqueles que me conhece, sabe que sempre tive uma vida sedentária e nunca fui adépto de práticas esportiva.
Como estou fora de forma, coloquei a condição de jogar como goleiro. E para minha supresa, me saí bem, e ao que tudo indica, descobri minha posição dentro das ''quatro linhas''.
Foi uma noite ilária. Era seis para cada lado, sendo quatro rapazes e duas garotas. Até as meninas entraram na brincadeira. Tirando a parte, que tomei um gol de uma delas, o resto foi perfeito (rsss).
Na quadra ao lado, jogava a turma de Engenharia. Ao ver nossa comemoração pela goleada, nos desafiaram para uma partida na próxima semana.
Como não gosto de pagar mico, já fiz um desafiou ao time: se ganharmos, podem marcar o churrasco. E a carne será por minha conta.
E por falar em ganhar...
Parece que a maré está começando a ficar favorável (mais um motivo para começar a acordar cedo, mais vezes na semana).
Três semanas de aula, foi o suficiente para chegar naturalmente, ao posto de representante de classe. São nada menos que 82 universitários de Direito.
Primeira medida:
A primeira medida, foi reevindicar a divisão de turma. Já que estamos com 82 alunos, e segundo orientação do MEC, o curso de Direito, tem direito a solicitar essa divisão, ao atingir 60 alunos em na sala de aula.
O curso requer densidade nas diciplinas, e o número elevado de estudantes dificulta o aprendizado.
Dos 82 colegas de classe 78, assinarm o requerimento de divisão da turma. E em menos de uma semana, conquistamos o pleiteado.
Redução do ISS em Limeira:
Estive participando na última sexta, a convite do vereador Paulo Hadich-PSB, do lançamento da campanha de redução do ISS-Imposto Sobre Serviço, em nossa cidade. A alícota atual de 5 % é uma das maiores da região.
Menos imposto siguinifica mais empresas no município. Mais empresas, siguifica mais emprego.
Hadich, que é o autor da proposta, teve a adesão da OAB, que lançou em parceria com a ACIL-Associação Comercial, uma grande campanha, com apoio de diversas entidades do município.
Foi confeccionado 20 mil adesivos, que está sendo distribuído à população. Como penso que para tudo na vida, precisamos de motivação, dei ao vereador, a sugestão de que cada cidadão ao aderir a campanha, receba um cupom para concorrer a prêmios. O vereador garantiu que ia falar sobre o assunto com a diretoria da ACIL e da OAB.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Reflexão.

O paraíso chamado Brasil.

Que o Brasil é um paraíso, ninguém discorda. O que não é consenso, é que tipo de paraíso é esse e, especialmente, para quem. O Brasil é um paraíso natural, com suas belas praias e sua natureza tropical, mas, acima de tudo, somos um paraíso para o capital especulativo internacional.
O Jornal "Valor Econômico", do dia 11 de maio, trouxe matéria mostrando que, 11,4% do lucro do banco internacional Santander, no primeiro trimestre desse ano, veio do Brasil. Parece pouco?
Veja os números, o Brasil contribuiu com 134,9 milhões de Euros. Valor menor apenas que do banco britânico Abbey, adquirido por US$ 15 bilhões. O mais grave é que esse dinheiro todo veio de pessoas físicas, pequenas e médias empresas e administração de fundos. É uma verdadeira sangria de dinheiro, que está indo embora.
Pagamos os maiores juros do mundo, e sem justificativa, pelos menos por enquanto. A inflação está controlada, o risco Brasil está abaixo dos famosos 400 pontos e o compromisso do país é com um superávit primário acima de 4%.
O Brasil, como em toda sua História foi "escolhido" para ser quem “carrega o piano” entre as nações. Por que? Porque temos uma natureza extremamente passiva e conformada. Em qualquer outro país do mundo, o povo tomaria providencias de cobrar dos responsáveis, tanto nas urnas, como com medidas jurídicas cabíveis. Aqui, fica tudo como estava.
O Presidente Lula disse à nação que o Brasileiro deveria tirar "o traseiro" da cadeira e procurar juros mais baixos. Esqueceu de dizer em que país! E por que ele, como responsável maior pela política econômica, não faz sua parte? Aliás, age como impotente e como se sua equipe não estivesse sob sua responsabilidade. Critica seu próprio projeto de governo.
Aonde iremos chegar com estes juros? Por que temos que levar toda esta carga? Por que o capital internacional nos pune? Por que nossa equipe econômica não apresenta um plano à nação de independência deste tipo de capital?
São respostas que precisamos perseguir. São caminhos que precisamos encontrar ou, do contrário, estamos "vendendo" nossos filhos e as futuras gerações.
Você, amigo, pode fazer sua parte, questionando e se negando a pagar tais juros, repensando para quem delega nossa representação no congresso.
Existe um caminho novo, e que Deus nos ajude a encontrá-lo!
Bispo Rodovalho, dep. federal e bispo da Comunidade Sara Nossa Terra.
Fonte: www.saranossaterra.com.br

sexta-feira, 19 de março de 2010

Mais um pouco.

''O que segura o boi, não é a cerca. É o pasto''. Bispo Cesar Santos, presidente fundador da Comunidade Filadélfia de Limeira.
Milton Caram garante comando do PMDB:
Tive um encontro casual com o empresário na última segunda feira. Onde este, garantiu que o PMDB, continuará sem a influência externa, de alguns articuladores ligado ao prefeito, que ameaçaram pular de para-quedas na sigla. Caram, que é o único membro do partido, que possui o celular de Michel Temer, garantiu que tem aval de Temer, para vetar tal pretensão dos tais articuladores.
Limeira não terá segundo turno em 2012:
Sim, é isso mesmo. Pelo menos é o que pensa meu amigo Vanderlei de Carvalho, presidente municipal do PSDB de Limeira. Carvalho, argumentou em bate papo que tivemos nessa semana, que a juventude não está motivada a votar, e que dificilmente iremos atingir o número de 200 mil eleitores até 2012, para que haja o segundo turno para prefeito na cidade.
''Os sucessivos escândalos que abalam nosso país, afasta cada vez mais, nossa juventude da vida pública. Somente com uma nova postura ética, de nossos governantes, conseguiremos reverter esse quadro''. Comentou Vanderlei. PS: Concordo plenamente com o descaso da juventude pela política. Mas ainda acredito, que teremos segundo turno em 2012.
Cortez já comprou o terno da posse:
O vereador Cesar Cortez, que ocupa a segunda suplência de deputado federal pelo PV, e que ingressou com ação na justiça para ter direito a vaga de dep. federal, porque o titular dr. Nechar, eleito por Marília, deixou o partido, após o tempo permitido por lei, está prestes a ser diplomado no cargo. Já que deverá sair nessa semana, o resultado final do processo. O primeiro suplente abriu mão da vaga.
''Já comprei o terno da posse''. Comentou entusiasmado e confiante o ortopedista, na última quinta feira.
Marquinho Camargo:
Tenho que admitir que o cara sabe como poucos o ''caminho das pedras''. Chegou lá novamente. Parabens pela articulação vitoriosa.
Eleição do Sindttrul:
O referido sindicato, que representa os cobradores e motoristas da cidade de Limeira, obteve vitória esmagadora no plebicito que ocorreu no dia de ontem, onde obteve 429 votos favoráveis e 21 contrários, para que continue representando a categoria. Estive lá pessoalmente para acompanhar o encerramento da apuração.
Mototaxistas e motoboys aderem a campanha de redução do ISS em Limeira:
A Associaçlão dos Mototaxistas e Motoboys de Limeira, presidida por Roger Sthal, declarou apoio nessa semana a campanha encampada pelo vereador Paulo Hadich-PSB. Mais de 300 motoqueiros cadastrados na entidade, irão circular com adesivo da campanha pela redução do imposto na cidade.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Notas.

''A cada erro, fico mais próximo do sucesso''. H. Ford. Fundador de uma das maiores montadora de automóveis. Fracassou quatro vezes até conseguir lançar seu primeiro veículo.
Nova leitora:
Vou procurar exibir, um contigente menos exorbitante de erros de grafia nesse blog. O motivo?. Passei ontem o endereço eletrônico para minha professora de potuguês, Alda Maria. Já conheci muitos prossioinais que transmitem conhecimento para o público. Mas Alda, é à cima da média. Além de muito bonita e solteira.
Blog jornalistas:
O blog jornalistas: http://www.jornalistas.blog.br/, continua sendo o espaço mais recomendado na web limeirense, para quem deseja obter conteúdo suficiente, para saber o necessário, à formar juízo sobre qual ''menininha quer ser''. PS: A estória da ''menininha'', logo publicarei aqui.
Pedro Bom lançará livro:
O advogado e amigo, Dr. Pedro Bom, que é pré candidato a dep. federal, pelo PSOL, (e que afirma categoricamente que só sai candidato, se eu aceitar coordenar sua campanha eleitoral), está nos últimos retoques no livro de poesias que lançará em breve.
Orquestra de Londres:
Para os que não tiveram (assim como eu), oportunidade de ir até Londres, para ver um dos espetáculos mais belo da terra, é só entrar no blog de Raquel Crusoé. Deve clicar na janela do canto superior direito de sua tela. Vale a pena. Uma dica: Feche os olhos, e tente se deixar levar pela harmonia da música.
A diferença entre os três:
Um faz, porque herdou fortuna e nome do pai. O outro, tenta crecer na sombra do primeiro. Já eu, faço porque sei fazer.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Notas.

''Agora sou uma mulher apostólica''. Ana Carolina, a mulher mais honesta que já conheci. Que Deus lhe abençoe, vc merece.

A carta quente de Cortez:
Já tem algum tempo que estou trabalhando, em um projeto profissional. Porem penso que um projeto sem capital, é apenas sonho. Por isso, ao concluir o referido projeto, comecei a pesquisar para ver se haveria algum figurão na cidade, que pudesse encampar a idéia.
Figurão na minha ótica, tem que ter patrimônio de pelo menos 50 milhões de reais (Limeira tem isso).
Até que deu um daqueles estalos e tive a certeza de que se ficasse frente a frente, a um determinado figurão da cidade, conseguiria ''vender a idéia''. Mas durante alguns meses, tentei sem sucesso falar com o cidadão. Foi aí, que pensei: será que com uma carta de recomendação de um quase dep. federal, que obteve mais de 40 mil votos, não resolveria isso?.
Não deu outra. Ao apresentar a carta de Cortez, para a secretária do tal figurão, ouvi sua resposta:
O senhor não quer entregar essa carta pessoalmente?....daí em diante, fica para outro texto, em momento oportuno. Posso adiantar que saí de lá com uma contra oferta.
O meu amigo provocador:
Tenho um amigo que adora me provocar. Algumas de suas provocações faz sentido. Mas outras beira o surrealismo. Já me perguntei o porque de tanta provocação. Se fosse responder a todas precisaria de um blog só para isso. Mas a única conclusão que cheguei, é que ele quer que eu acerte, e por isso nunca vai me dar a sensação de que está satisfeito (assim vou estar sempre querendo melhorar).
Você vai ter um filho. Pode anotar:
Nesses 20 anos de caminhada com o Criador, Ele criou uma maneira particular de se comunicar comigo (até hoje não sei porque). Mas posso garantir que até hoje, nenhuma das coisas que me mostrou falharam. Dessa vez ele me mostrou que vc terá um garato (já tem duas meninas).
Vi o menino com aproximadamente oito anos, com a pele morena como a sua, e farto cabelo, bem preto, e liso como de sua esposa (com corte do tipo 'tigelinha', como o dos índios).
E tem mais: o garoto recebia em seu lugar, a um prêmio da instituição, sob o olhar de uma multidão. E o mestre de cerimonia, que era negro (essa parte confesso que não entendi), falou ao garoto:
''Diga para o seu pai que ele recebeu seis, dos doze prêmios que tinhamos para oferecer''.
Essa foi a terceira vez que o Criador fala comigo a seu respeito. É por isso que sento para te ouvir.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Reflexão.

''Só os competentes se estabelecem nesse mundo de competição''. Bp. Rodovalho.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Reflexão.

''Você vai prosseguir?''. Alguem.

Porque o Brasil esta caminhando pra trás.
O Brasil que já foi à oitava economia mundial ocupa hoje a 14ª posição. Enquanto isso, o México desceu duas posições, ocupando a 12ª. A Coréia permaneceu em 11º, mantendo um crescimento médio de 9% ao ano, de 1980 a 1990. A Índia subiu dois degraus e chegou a 10º lugar, impulsionados pela revolução da informática e da educação.
O Brasil dormiu e adiou o controle da inflação. Perdeu tempo para a modernização do setor de máquinas e equipamentos. Demorou muito para abrir-se para o setor de informatização. Patinou com a ameaça da crise energética, que passou um susto ao setor produtivo pesado e permitiu que nossa infra-estrutura portuária se defasasse. Nossas estradas estão se decompondo. E, por fim, as multinacionais que aqui investiram, como o setor de automobilismo, por exemplo, funcionam com apenas 40 % de sua capacidade, pela falta de demanda e consumo.
Isso tudo nos trouxe onde estamos hoje: dependendo apenas do capital especulativo, uma vez que o capital produtivo procura países com fundamentos econômicos bem mais sólidos.
Esse quadro nos leva à ciranda. Sem infra-estrutura, sem investimento, sem parque industrial moderno, sem capacidade de consumo da população, sem demanda e conseqüentemente, sem investimento produtivo de longo prazo. E o pior, com uma hemorragia de dólares para pagar apenas juros e serviços das dívidas externa e interna. Todo esforço do superávit primário, de 4,5 % ao ano, é suficiente para apenas amortizar os juros da dívida que, em 2005, somarão 155 bilhões de dólares.
Resultado? Nunca amortizaremos o principal. Nem pagamos os juros por completo. O que falta, somam-se à montanha da dívida, aumentando sempre seu valor. Qual será nossa saída? O Brasil precisa de um projeto de país, algo que nunca teve.
Com a ajuda de Deus, e com muito trabalho, poderemos ter novos fundamentos em todos os níveis de nossa sociedade e economia.
Passamos, como país, pelo mesmo desafio que os indivíduos passam. Só os competentes se estabelecem nesse mundo de competição. Perder o "time" é perder o trem da história. E recuperá-lo exige sacrifício dobrado. Que Deus nos ajude a fazê-lo!
por Bispo Rodovalho, dep. federal e bispo da Comunidade Sara Nossa Terra.
Fonte: http://www.saranossaterra.com.br/.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Bastidores da política

''O segredo das pessoas de sucesso, são aquelas que descobrem seu dom, e profissionalisa, esse potencial''. José Maria Menezes, engenheiro industrial aposentado, conferencista, e presidente fundador da Ong OCIP.
Coordenadores de campanha:
Estamos chegando a mais um pleito eleitoral. E à partir de hoje vou falar com os leitores desse blog, sobre alguns fatos que pessoas comuns desconhecem, mas que faz parte do mundo da política. Ou seja, vou mostar a política como realmente é!.
Quem já se casou algum dia, sabe como é complexo esse tipo de evento. São inumeras coisas que deve estar no seu devido lugar, para que o casamento aconteça.
Começa com a existência do casal de noivos, padrinhos, daminhas, e depois vai se estendendo para igreja (ou salão), um ministro religioso (se o casal desejar), festa, decoração, viagem....ufa, é uma lista infinda.
Numa campanha eleitoral, ocorre o mesmo. Começa com a existência de uma candidatura, que requer um partido, projeto de governo, um assessor de marketing, equipe de rua, serviços gráficos, alimentação da equipe, assessoria de comunicação...e por aí vai....alguns chegam a afirmar que são quase quarenta pontos (tarefas) a ser administradas.
E assim como no caso de um casamento, para que tudo saia em conformidade, o aconselhável é a contratação de um ''coordenador'', que faça a coisa acontecer.
Alguem que que recebe ''carta branca'', e entenda do assunto. Já que se dedicará a essa tarefa, fazendo com que o resultado esperado aconteça.
Geralmente os candidatos entram apenas com o rosto, e o nome. NÃO FIQUE PASMO, mas o capital geralmente vêm de terceiros, por haver algum tipo de interece no pleito eleitoral local ou nacional.
Como exemplos, podemos citar os banqueiros, que temiam que o governo de Lula quebraria o país. Mas o que ocorreu foi justamente o contrário. E os bancos brasileiros na era Lula, quebraram seu recorde de lucros.
E obviamente foram os maiores doadores de campanha de sua reeleição (a final em time que está ganhando não se mexe).
Nos municípios ocorre os mesmo. Mas esse é tema para outro texto. Vamos nos ater a coordenação de capanha.
Esse é um mercado que está em altíssima cotação. Pois são poucos os nomes que possuem habilidade para lidar com as complexidades de um evento como uma campanha eleitoral. Além de possuir credibilidade (fama de honrar acordos na política), é necessário ter um histórico que prova que sabe fazer.
Em Limeira, os dois maiores coordenadores de campanha são: Benedito Rosada, que elegeu e reelegeu Silvio Félix, ao cargo de prefeito, e Valmir Caetano, que manteve o PSDB, por oito anos no poder da cidade.
Para se ter idéia do que estamos falando, Valmir, coordenou em 2008, três campanhas de prefeito na região: Iracemápolis, Cordeirólis, e Engenheiro Coelho. Só não conseguiu ganhar em Cordeiro.
E pasmem...mas Valmir só não coordenou a campanha de Lusenrique Quintal-DEM, em Limeira, porque o candidato não aceitou pagar o preço pedido: UM MILHÃO DE REAIS. Já Benedito Rosada não deixa seus afazeres, no ramo imobiliário, para se dedicar a uma campanha por um valor que seja no mínimo o dobro do citado á cima.
A final, é a bola da vez, e seu candidato está no poder. E deverá coordenar agora a campanha de deputado estadual de Contancia (primeira dama)-PDT.
Sim, é isso mesmo. Geralmente coordenadores de campanha não trabalham para o candidato motivados exclusivamente pela cor de seus olhos.

terça-feira, 9 de março de 2010

Notas.

''Pessoas inteligentes, erram menos''. Dona Cenira, esposa do querido seu Ari. Um dos casais mais querido da Sara.

Pilon garante que será candidato a prefeito em 2012 e faz elogios à Heloisa Helena:
O advogado José Henrique Pilon, é sem dúvida uma das figuras mais atuante, da política limeirense. Vereador por três mandatos consecutivos, só não foi eleito na última eleição por causa do baixo coeficiente eleitoral de seu partido (SOMA TOTAL DOS VOTOS DOS CANDIDATOS), o PMDB, partido que presidiu por muitos anos.
Pilon, foi tb presidente da câmara de Limeira, por duas gestões, e entrou para a história do município com a aquisição do prédio próprio para o legislativo da cidade. Executando ainda, toda a obra de construção do imóvel, que é um dos mais modernos da região.
Já tem algum tempo, que alguns amigos, falam que ''Pilão'', (como ficou conhecido), quer ter um ''dedo de prosa'' comigo.
Na útima sexta, a vida nos colocou frente a frente, e tivemos oportunidade, de falar sobre alguns assuntos sobre a política local:
Será candidato a prefeito em 2012:
Pilon foi enfático, ao afirmar que será candidato a prefeito em 2012. E assegurou que sua candidatura será lançada logo após o pleito de deputado de 2010.
''Em 2012, teremos segundo turno. Será ótimo para a cidade ter vários candidatos, para aumentar o grau de participação popular no pleito. Eu estarei entre os candidatos''. Garantiu Pilon.
Elogios à Heloisa Helena:
''Gosto muito da senadora Heloisa Helena-PSOL. Ela é um referêncial de ética na política''. Comenta.
Os problemas do PMDB:
''O PMDB é um bom partido. Mas agora ficou refem de alianças governistas na cidade assim como já faz nacionalmente. Deixou de ter projeto próprio''.
Sobre os Pre candidatos adeputado em Limeira:
Estadual e federal:

''Para estadual na minha opinião os candidatos a estadual esse ano serão: Constancia-PDT(primeira dama), Cerqueira-PT, e Paulo Hadich-PSB. Já para federal, acredito que os candidatos serão : Cesar-PV, Eliseu-PDT, Pedro Bom-PSOL e Osmar Lopes-PT''. Comentou, demonstrando visível descontentamento, por não estar entre os candidatos a deputado desse ano, devido a problemas internos em seu atual partido, PMDB.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Pensamento.

''Toda visita inesperada é suspeita''. Eu mesmo.

Um minuto de Josué.

Há um relato bíblico de que diz, que certa vez, enquanto o profeta Josué conduzia a nação de Israel em uma batalha, Deus fez o tempo parar, para o povo hebreu ganhar uma batalha. O texto informa ainda, que o Criador teria permitido o corrido, a pedido do aludido profeta.

Dias atrás, fui passar a semana, com minha filha Rebeca, na cidade de Praia Grande, e pude esperimentar algo parecido, enquanto desfrutava da presença da minha filha. O dia estava perfeito. A água do mar estava quente, o sol não estava escaldante, e havia poucas pessoas na água (não gosto de lugares com aglomeração). Enquanto desfrutava desses momentos com Rebeca, sua mãe Ana Carolina, nos observava em baixo de um guarda sol, enquanto ''devorava'' a apostila do curso de Corretor de Imóveis, que está concluindo.

Saimos da água e fomos saborear um sorvete, e bater um papo com Ana. Enquanto conversavamos, Ana pediu que Rebeca me ensinasse uma música que ela tinha aprendido por aqueles dias:

''Ensina para o papai, a musica que vc aprendeu''. Pedi Ana.

Ao que Rebeca pedi para que eu e sua mãe, estenda as mãos, para sua direção, e começa a cantar a melodia, que não me recordo por completo. Na verdade, consistia em eliminar alguém da brincadeira ao final da cançâo. Então Rebeca começa a cantarolar....o que me recordo apenas a estrofe final, que era o seguinte:

''a, é, i, o, u, o escolhido foi tú...''.

Mas antes de escolher a mão na pessoa que eliminaria da bricadeira, Rebeca, fez uma pausa.....olhou com seu rosto meigo, para minha direção....depois olhou para Ana, e com um sorizo maroto, deu um tapinha na mão da pessoa escolhida, para sair da brinadeira (sua mãe).

Naquele momento, com um gesto simples, me senti o homem mais feliz da face da terra. Tive a sensação de que não errei em tudo que fiz. Fiquei estasiado com sua escolha. Não consegui proferir sequer uma palavra. Fiquei a contemplar seu rosto por alguns segundos, com um visível semblante de pai esbabacado.

Rebeca, por sua vez, percebeu que eu havia ficado feliz. Então a peguei em meus braços e abracei fortemente e sussurrei em seu ouvido :

''Você será sempre a princesa do papai''.

Aquele foi o meu momento de Josué. Nos sengundos em que lhe apertei, em meus braços, desejei o toque da trombeta de Cristo. Naquele instante, não senti o tempo passar. Foi como se estivesse em um sonho, ou algo parecido. Naquele momento, à beira do mar, com minha filha nos braços, pude entender o que é ter um ''minuto de Josué''.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Notas:

''Um pedaço de pão comido em paz, é melhor do que um banquete comido com ansiedade''. Osvaldo Davoli, radialista e colunista do jornal Gazeta de Limeira: www.gazetadelimeira.com.br
A páscoa está chegando:(PROPAGANDA GRATUITA)
Independente das questões religiosas que envolvem a questão, sobre essa data em que relembramos a morte e ressurreição de Cristo, não da para negar que é bom saborear um ovo de páscoa nessa época. Afinal faz parte da cultura brasileira. Deixo aqui a indicação que recebi por e mail, do amigo e advogado Reinaldo Costa, para quem quer encomendar ovos de qualidade, com fabricação caseira, e feito com puro chocolate Nestlé: dorfobiten@ig.com.br.
Ia deixando passar essa:
O cara não conseguiu decolar nem mesmo com Heloisa Helena sendo seu cabo eleitoral, e agora quer tumultuar a eleição do Conselho Tutelar. Será que já tentou fixar uma melancia na cabeça?.
Ninguem leva o cara a sério:
Tem pre candidato pagando página inteira de jornal, para ver se o meio político leva sua pre candidatura a sério. Se nem os políticos acreditam em sua pre candidatura, quanto mais a população.
Caio Fábio solta o verbo sobre Marco Feliciano:
Para quem gosta de uma polêmica evangélica e entende sobre esse meio, há uma entrevista do intelectual no Yuo Tube: www.yuotube.com. JÁ TEVE MAIS DEIM MILHÃO DE ACESSOS.
AME-foi bem aceito pela população:
Para não falarem que só faço críticas ao atual prefeito, registro aqui, que foi de grande inteligência a iniciativa do prefeito em conseguir implantar na cidade, o referido ambulatório. Através de uma feliz parceria com o governo do estado.
Elza tb tem seus méritos:
O prédio que foi construido para abrigar o ''Hospital da Mulher'', idealizado pela veradora Elza Tank, caiu como ''uma luva'' para esse projeto. Elza, tb tem que ser congratulada. Afinal foi dela a ideia de construir o prédio, sem o qual, não haveria o AME na cidade.
Paulo Hadich recusa Ceprosom:
Depois que foi veiculado essa noticia, aumentei ainda mais meu respeito e admiração pelo delegado e vereador. Para quem não sabe, o Ceprosom é a maior autarquia do municipio e recebe cerca de 20 % da receita anual da arrecadação total da cidade e fica responsável pela execução dos projetos sociais( ou deveria ficar). Para onde vai tanto dinheiro?. Para quem não sabe Limeira arrecada cerca de 450 milhões por ano. Félix, teria oferecido essa secretaria para segurar a candidatura de dep. estadual de Hadich, e deixar o caminho livre para sua esposa Constância.

terça-feira, 2 de março de 2010

Notas:

''Eu voltei....'' .Roberto Carlos.

Depois de mais de dez anos separados, voltei para ela:
Como diz a canção do ''rei'', realmente retornei para ela, após mais de dez anos de separação.
É inesplicável a emoção que senti ao nos reencontarmos, e dessa vez para valer.
Nos separamos em meados de 1999, devido a uma crise financeira, que me obrigou a seguir outro caminho.
Mas ontem, dia 01 de março de 2010, com a graça de Deus, perseverança, e oração de alguns amigos, e a motivação dos meus pastores (Eliézer e Ana), me tornei o mais novo universitário de Direito da Unip-Limeira.
Sei que a caminhada não será fácil, (dez semestres). Mas dessa vez vou até o fim. E como penso que advogado bom vira criminalista, já fiz minha escolha: Só não defenderei pedófilos, estupradores, e traficantes.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Notas.

''Quando pensamos que estamos vencendo, é aí que somos derrotados''. João Carlos Oliveira, é Diácono da Sara, e dirigente da Comunidade no Pq. Abilio Pedro-Limeira-SP.
Artigo de Vivian Lourenço, bate recorde de comentários:
A jovem jornalista, conseguiu um feito inédito no blog jornalistas: http://www.jornalistas.blog.br/. Com o Artigo ''Pão e circo vem aí'', obteve a marca de 115 comentários. Dificilmente alguem conseguirá igualar esse feito no blog.
Pisando no freio:
Os pre candidatos a deputado na cidade, ao que tudo indica deram uma pisada no freio, e uma acalmada, após a euforia das pesquisas divulgadas recentemente na cidade.
Italo Ponzo:
Segundo comentários dos bastidores da política, o engenheiro, que é tb. secretário de transportes e comanda o PPS na cidade, e que está prometendo deixar a pasta para sair candidato a deputado estadual, na verdade está fazendo um jogo de cena, para evitar a demissão. Segundo consta, teria feito um acordo com o prefeito, para ''sair por cima''. Já que Felix não quer mais telo em sua equipe.
Conselhos ao amigo Ronei Martins:
Espero que o nobre amigo, que tb é vereador em Limeira pelo PT, ganhe um pouco de ambição política o mais breve possível, entenda que vive numa cidade conservadora, e arranje uma boa assessoria de marketing. Ou será eternamente, mais um.
Paulo Bufalo recusa convite do PSOL, para sair candidato a governador em SP.
Vereador por dois mandatos em Campinas, era o homem de confiança do ex. prefeito Toninho-PT, que foi assassinado brutalmente. Presidiu ainda a comissão parlamentar que acompanhou a investigação da morte de Toninho. Paulo me ligou na ultima sexta para comunicar sua decisão:
''Após consultar nosso nucleo político, achamos melhor dar sequencia ao projeto iniciado com a candidatura a prefeito por Campinas. E sair candidato a deputado estadual''. Comentou.
Ser um homen de partido:
Homem de partido, é aquela pessoa que trabalha nos bastidores para que a ''festa aconteça''. São pessoas dotada de grande capacidade de articulação. Sabem qual a peça deve ser mexida, para que o ''esperado'', aconteça.
Há ''homens de partido'', que conseguem tb ser ''homens de voto''( os tradicionais candidatos bem votados). Um bom ex. de homem de partido que tb é bom de voto, seria o ex. ministro José Dirceu. Quem entende de política, sabe que Lula jamais teria chegado a presidência sem Dirceu ao seu lado. Assim como em Limeira, o atual prefeito não teria conseguido se eleger se não fosse por seu mentor, Dito Rosada.
Percebo que há pessoas de grande potencial para ser homens de partido, mas que relutam em assumir essa condição. O dia que perceberem, qual realmente é o seu dom, viverão mais feliz.
O povo quer alegria e vida:
Você assistiria a um programa de TV que fala de doença?. Nem eu. Quer um programa que realmente dê ''Ibop''?. Então, escolha um público alvo. E depois, faça uma ''pesquisa de campo'',(vá saber o que esse público pensa), e o que gosta de ouvir e assistir. Mas posso adiantar que nenhuma camada social quer ouvir ou falar de doença.