quinta-feira, 11 de março de 2010

Reflexão.

''Você vai prosseguir?''. Alguem.

Porque o Brasil esta caminhando pra trás.
O Brasil que já foi à oitava economia mundial ocupa hoje a 14ª posição. Enquanto isso, o México desceu duas posições, ocupando a 12ª. A Coréia permaneceu em 11º, mantendo um crescimento médio de 9% ao ano, de 1980 a 1990. A Índia subiu dois degraus e chegou a 10º lugar, impulsionados pela revolução da informática e da educação.
O Brasil dormiu e adiou o controle da inflação. Perdeu tempo para a modernização do setor de máquinas e equipamentos. Demorou muito para abrir-se para o setor de informatização. Patinou com a ameaça da crise energética, que passou um susto ao setor produtivo pesado e permitiu que nossa infra-estrutura portuária se defasasse. Nossas estradas estão se decompondo. E, por fim, as multinacionais que aqui investiram, como o setor de automobilismo, por exemplo, funcionam com apenas 40 % de sua capacidade, pela falta de demanda e consumo.
Isso tudo nos trouxe onde estamos hoje: dependendo apenas do capital especulativo, uma vez que o capital produtivo procura países com fundamentos econômicos bem mais sólidos.
Esse quadro nos leva à ciranda. Sem infra-estrutura, sem investimento, sem parque industrial moderno, sem capacidade de consumo da população, sem demanda e conseqüentemente, sem investimento produtivo de longo prazo. E o pior, com uma hemorragia de dólares para pagar apenas juros e serviços das dívidas externa e interna. Todo esforço do superávit primário, de 4,5 % ao ano, é suficiente para apenas amortizar os juros da dívida que, em 2005, somarão 155 bilhões de dólares.
Resultado? Nunca amortizaremos o principal. Nem pagamos os juros por completo. O que falta, somam-se à montanha da dívida, aumentando sempre seu valor. Qual será nossa saída? O Brasil precisa de um projeto de país, algo que nunca teve.
Com a ajuda de Deus, e com muito trabalho, poderemos ter novos fundamentos em todos os níveis de nossa sociedade e economia.
Passamos, como país, pelo mesmo desafio que os indivíduos passam. Só os competentes se estabelecem nesse mundo de competição. Perder o "time" é perder o trem da história. E recuperá-lo exige sacrifício dobrado. Que Deus nos ajude a fazê-lo!
por Bispo Rodovalho, dep. federal e bispo da Comunidade Sara Nossa Terra.
Fonte: http://www.saranossaterra.com.br/.

Nenhum comentário: