''O segredo das pessoas de sucesso, são aquelas que descobrem seu dom, e profissionalisa, esse potencial''. José Maria Menezes, engenheiro industrial aposentado, conferencista, e presidente fundador da Ong OCIP.
Coordenadores de campanha:
Estamos chegando a mais um pleito eleitoral. E à partir de hoje vou falar com os leitores desse blog, sobre alguns fatos que pessoas comuns desconhecem, mas que faz parte do mundo da política. Ou seja, vou mostar a política como realmente é!.
Quem já se casou algum dia, sabe como é complexo esse tipo de evento. São inumeras coisas que deve estar no seu devido lugar, para que o casamento aconteça.
Começa com a existência do casal de noivos, padrinhos, daminhas, e depois vai se estendendo para igreja (ou salão), um ministro religioso (se o casal desejar), festa, decoração, viagem....ufa, é uma lista infinda.
Numa campanha eleitoral, ocorre o mesmo. Começa com a existência de uma candidatura, que requer um partido, projeto de governo, um assessor de marketing, equipe de rua, serviços gráficos, alimentação da equipe, assessoria de comunicação...e por aí vai....alguns chegam a afirmar que são quase quarenta pontos (tarefas) a ser administradas.
E assim como no caso de um casamento, para que tudo saia em conformidade, o aconselhável é a contratação de um ''coordenador'', que faça a coisa acontecer.
Alguem que que recebe ''carta branca'', e entenda do assunto. Já que se dedicará a essa tarefa, fazendo com que o resultado esperado aconteça.
Geralmente os candidatos entram apenas com o rosto, e o nome. NÃO FIQUE PASMO, mas o capital geralmente vêm de terceiros, por haver algum tipo de interece no pleito eleitoral local ou nacional.
Como exemplos, podemos citar os banqueiros, que temiam que o governo de Lula quebraria o país. Mas o que ocorreu foi justamente o contrário. E os bancos brasileiros na era Lula, quebraram seu recorde de lucros.
E obviamente foram os maiores doadores de campanha de sua reeleição (a final em time que está ganhando não se mexe).
Nos municípios ocorre os mesmo. Mas esse é tema para outro texto. Vamos nos ater a coordenação de capanha.
Esse é um mercado que está em altíssima cotação. Pois são poucos os nomes que possuem habilidade para lidar com as complexidades de um evento como uma campanha eleitoral. Além de possuir credibilidade (fama de honrar acordos na política), é necessário ter um histórico que prova que sabe fazer.
Em Limeira, os dois maiores coordenadores de campanha são: Benedito Rosada, que elegeu e reelegeu Silvio Félix, ao cargo de prefeito, e Valmir Caetano, que manteve o PSDB, por oito anos no poder da cidade.
Para se ter idéia do que estamos falando, Valmir, coordenou em 2008, três campanhas de prefeito na região: Iracemápolis, Cordeirólis, e Engenheiro Coelho. Só não conseguiu ganhar em Cordeiro.
E pasmem...mas Valmir só não coordenou a campanha de Lusenrique Quintal-DEM, em Limeira, porque o candidato não aceitou pagar o preço pedido: UM MILHÃO DE REAIS. Já Benedito Rosada não deixa seus afazeres, no ramo imobiliário, para se dedicar a uma campanha por um valor que seja no mínimo o dobro do citado á cima.
A final, é a bola da vez, e seu candidato está no poder. E deverá coordenar agora a campanha de deputado estadual de Contancia (primeira dama)-PDT.
Sim, é isso mesmo. Geralmente coordenadores de campanha não trabalham para o candidato motivados exclusivamente pela cor de seus olhos.
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